014 Algar do Pinheiro I

 
A cavidade "Algar do Pinheiro I" encontra-se no lado poente de uma encosta bem acentuada na Freguesia de Reguengo Grande, Concelho da Lourinhã.
A cavidade apresenta-se com um poço resultante de uma abertura natural do tecto que resulta num P29. A cavidade é composta por uma única diaclase que se mantem no seu todo com a mesma altura e largura durante os seus longos 50 Metros (aproximadamente), no ponto mais a Sul da diaclase acedemos a uma pequena galeria com uma coluna com cerca de 1,5 metros de altura e cerca de 0,3 metros de diâmetro.
No seu todo a cavidade encontra-se bastante concrecionada, resultando um vasto grupo de espelotemas de largas dimensões.

Levantamento topografico por realizar. 

Ficha de equipagem

Ficha de equipagem por realizar

Paleontologia

Durante os trabalhos de exploração registou-se a existencia de um potencial fossil vertebrado, a continuidade da investigação fica a aguardar um parecer de um Paleontologo, mas apreciações perliminares apontam para a confirmação de um fossil vertebrado, considerando que se encontra integrado no calcário pressupõe-se ser um fossil do mésolitico, e com base no levantamento fotografico tudo aponta para um osso apendicular. 

Biologia

Foi possivel identificar as seguintes espécies:

 

Bibliografia da cavidade

-