Jornadas Europeias do Património - 2014
Este ano, subordinado ao tema “Património, sempre uma descoberta”, decorreram entre o dia 26 e 28 de setembro as Jornadas Europeias do Património, com cerca de 500 atividades em 130 concelhos do país. Entre visitas guiadas, exposições, conferências e espetáculos, inúmeros museus, palácios e monumentos, abriram gratuitamente as suas portas ao público.
Esta, é uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a importância da proteção do Património.
O CEHL, não poderia deixar de se associar a estas atividades, promovendo em parceria com o Núcleo de Amigos dos Buracos das Cesaredas – NABUC, uma visita guiada por técnicos especializados (Espeleólogos e Arqueólogos) ao património natural do Planalto das Cesaredas.
A concentração teve lugar às 15h do dia 28 de setembro, junto ao museu rural de Reguengo Grande, seguindo-se uma breve passagem pelo casario de origem medieval da mesma localidade, onde se presenciou a paisagem natural e construída. Esta terra que integrou o concelho de Óbidos é um marco histórico no concelho da Lourinhã.
De seguida, os visitantes tiveram oportunidade de contemplar o extremo Este do Planalto das Cesaredas. Sendo uma paisagem cársica pouco desenvolvida, concorre com a erosão fluvial que escavou profundos entalhes no rebordo do vale tifónico. Um dos exemplos mais interessantes é o Vale Roto, por onde corre uma ribeira, afluente do rio Real, e que percorre todo este vale tifónico. Nas vertentes escarpadas, abrem-se várias grutas constituídas por galerias onde, com grande entusiasmo, todos os visitantes puderam entrar, admirando as condições ambientais exclusivas destas cavidades e que estão relacionadas com a infiltração de antigas nascentes de água, oriundas dos planaltos vizinhos.
De um total de nove cavidades, registou-se a passagem por quatro grutas: Lapa Pequena, Gruta Nova da Columbeira, Lapa Larga e Lapa do Suão. Duas destas grutas forneceram importante espólio ao estudo da pré-história local, tendo sido alvo de investigação, através de grandes escavações após a década de sessenta do séc. XX.
Em tempos remotos, estas grutas ofereciam um ambiente seguro para albergar o homem primitivo, registando-se ocupações feitas pelo Homem Neanderthal (Gruta Nova da Columbeira) e pelo Homo Sapiens (Lapa do Suão).
Actualmente, estas cavidades apresentam condições ambientais específicas, proporcionando um habitat propício aos troglóxenos e troglófilos. Destes últimos, regista-se a presença de quirópteros (morcegos) em especial na sua época de hibernação e criação.
Paulo Sousa
João Figueiredo
Carla Alexandra Tomás