006 Gruta da Caleija

A "Gruta da Caleija" localizada a cerca de 100 metros para Oeste da "Gruta da Feteira I & II" localizada na U. F. de S. Bartolomeu dos Galegos e Moledo.

Destaca-se logo a superficie pela lage exposta que representa o alinhamento da sala inicial, inicia por uma entrada de pequenas dimensões (1 metro de largura e 0,6 metros de altura) devido ao largo deposito de excorrencia de superficie ao qual acede a uma sala de uma forma em cunha com um desnivel quase constante com cerca de 20 metros de desenvolvimento findando com uma altura de cerca de 5 metros, ainda no mesmo alinhamento no final da sala a Este verifica-se um laminador que revela uma condução de aguas bem acentuada o que sugere um sumidor com potencial desenvolvimento. Perto do final da sala inicial á esquerda a gruta desenvolve com um acesso a um colector paralelo à sala inicial, que antecede a outro colector tambem paralelo a este ultimo que fecha no desenvolvimento a Oeste e para Este finda dois colectores paralelos de alguma dificuldade na transposição, antecedendo a uma sala com dimensões similares à sala inicial. as paredes e tecto da cavidade um um traço geral são muito alisadas por erosão da movimentação de águas e são poucos os espeleotemas presentes na cavidade, o solo na sala inicial bem como na primeira diaclase são claros e pouco argilosos, oposto ao verificado na restante cavidade.

Esta cavidade está fortemente ameaçada pelas extrações de inertes nas imediações.

Levantamento topografico por realizar.

Estado de Conservação

 

A cavidade é bastante popular nas aldeias circundantes e grande parte da cavidade tem as paredes com diversas inscrições feitas com queimaduras e tintas várias, no seu total pode-se qualificar a cavidade em mau estado de conservação, contudo os danos realizados podem ser minimizados se for realizada uma acção de limpeza, a cavidade claramente pode vir a ser um exemplo de recuperação.

Biologia

Foi possivel identificar as seguintes espécies: