043 Necropole de Valmitão

"Localizada a sul de Porto Dinheiro, no Outeiro do Seixo, a sul da Praia do Valmitão, a norte do Hotel Golf Mar, a pouco mais de 2 m da falésia, inclinada para o lado do mar foi encontrada uma necrópole de incineração da I Idade do Ferro (séc. VI a..C). Foram encontrados fragmentos de cerâmica. Descoberta por Horácio Mateus e Carlos da Anunciacão."
 
 
in: http://arqueologia.patrimoniocultural.pt/index.php?sid=sitios.resultados&subsid=53600
 
 

Levantamento topografico por realizar.

Arqueologia

 
"Nos trabalhos arqueologicos realizados foram abertos para escavação 17.5m2. Levantamento fotográfico de toda a área, por quadrículas. Foi feita a recolha de material osteológico, de terras e de carvões. Foram identificadas fossas com terra muito escura , de um negro acastanhado, associadas a fragmentos de cerâmica e ossos carbonizados. Foram identificadas quatro, de cerca de 30 a 50 cm de profundidade. Deveriam constituir pequenas covas que receberiam urnas cinerárias e outro mobiliário funebre, sendo posteriormente cobertas por um grande conjunto de pedras."
 

in: http://arqueologia.patrimoniocultural.pt/index.php?sid=trabalhos.resultados&subsid=118576&vs=53600

Espólio

"Cerâmica (cerca de 350 fragmentos), muito erodida. Muitos dos fragmentos foram embebidos em acetato de pilivinil, diluido em acetona, depois de lavados, e so depois foram colados. A cerâmica é quase toda de roda."
 
in: http://arqueologia.patrimoniocultural.pt/index.php?sid=sitios.resultados&subsid=53600