026 Gruta Quinta dos Morcegos

 
 

O sítio corresponde a uma gruta que faz parte de um pequeno sistema cársico, virado para o Rio Galvão, sendo visíveis pelo menos três entradas horizontais e uma vertical, todas naturais. As galerias desenvolvem-se durante alguns metros para o interior, evoluindo de forma mais ou menos labiríntica, deduzindo-se que algumas delas estariam completamente cheias de sedimento (que em alguns casos corresponde ao geológico sem interesse arqueológico) até ao topo, tendo sido completamente esvaziadas pelo Sr. António Monteiro. As apresentam dimensões variáveis, que em qualquer dos casos permitem caminhar à vontade em pé no seu interior. Na zona das entradas estava marcada nas paredes até onde ia o preenchimento com sedimento, tendo sido escavado cerca de 70/80 cm de potência.

 

in:http://arqueologia.patrimoniocultural.pt/index.php?sid=sitios.resultados&subsid=2773079

Levantamento topografico por realizar.

Biologia

Foi possivel identificar as seguintes espécies:

  •  

Arqueologia

A cavidade Gruta Quinta dos Morcegos teve utilização/ocupação antropica no periodo Neo-Calcolítico (Gruta utilizada como necróple durante a Pré-história Recente).
 
"Aquando da escavação de uma das entradas o proprietário terá encontrado uma espécie de túmulo com lajes de calcário no interior da qual se encontravam ossadas humanas. Ao escavar a outra metade da galeria que se encontrava atrás do espaço utilizado como arrecadação, terá encontrado, pelo menos em alguns locais um manto estalagmítico, sobre o qual repousavam mais algumas ossadas, sendo inclusive visível num dos nichos restos de ossadas humanas completamente concrecionada. Os materiais arqueológicos terão assim sido recolhidos durante a remoção dos sedimentos pelo menos nestes dois locais. Perante o observado deduz-se que o espaço terá sido utilizado como necrópole durante a Pré-história Recente.

Espólio

 
  • 3 machados de pedra polida;
  • 2 braceletes de Glycimeris;
  • 1 crescente, 3/4 lâminas de sílex;
  • Fauna (um possível dente e cavalo?);
  • Vários restos humanos (pelo menos 3 crânios e alguns fragmentos de ossos de várias partes do esqueleto humano);
  • Contas de colar, de forma circular e achatadas, umas de cor branca outras de cor escura."
 
in:http://arqueologia.patrimoniocultural.pt/index.php?sid=sitios.resultados&subsid=2773079
 
 
Ficha de sitio (DGPC/CNS-30669).