012 Algar do Quintal

A cavidade "Algar do Quintal" surge numa cumeada do lado esquerdo do rio Galvão, Freguesia do Reguengo Grande, Concelho da Lourinhã.É acedida através de uma pequena abertura no tecto que teve de ser desobstruída.

A Entrada foi ornamentada com uma pequena casota criada pelo proprietário do terreno, que acede a uma antecâmara que guarda o poço inicial. A orientação da gruta é de N/NO para S/SE com um desnível aproximado de 26 Metros e um desenvolvimento total de cerca de 70 Metros. Para Sul a cavidade desenvolve-se com um diaclasamento liso mas muito estreito, impossibilitando a progressão, para Norte a cavidade desenvolve mostrando uma sala muito irregular e com fraturas de blocos grandes.

No ponto mais profundo da cavidade são claras as marcas de água nas diaclases fortemente sugerindo que a infiltração da água em épocas de maior precepitação fazem acomulação na cavidade e escoam lentamente para o subsolo e/ou para a margem do vale.

Levantamento topografico por realizar. 

Biologia

Foi possivel identificar as seguintes espécies:

 

O Sr. Camilo, proprietário do terreno onde se localiza a cavidade "Algar do Quintal" informou que a cavidade é utilizada frequentemente por morcegos,não é caso isolado na zona, o mesmo tem sido verificado nas cavidades adjacentes, contudo durante as explorações conduzidas por nós, não verificamos a existencia de algum morcego.