Jovem encontrado morto em gruta

 
 
No passado dia 19 de maio de 2016 o NABUC-Núcleo de Amigos dos Buracos das Cesaredas foi requerido a integrar nos diversos grupos da protecção civil na busca e resgate de um jovem de 29 anos de idade desaparecido desde o passado dia 16, a fim de identificar as entradas de todas as cavidades próximas conhecidas no Planalto das Cesaredas com base na localização da viatura da vítima, bem como apoio no reconhecimento topográfico e espeleométrico de cada cavidade identificada.
 
 
 
O NABUC recebe o pedido de apoio pelas 19:11 , de imediato foi destacado para o Teatro de Operações de imediato um elemento do NABUC responsável pela organização e gestão do cadastro, chegando ao local pelas 19:37, estando já no local um elemento do grupo inserido num dos grupos de resgate do corpo de bombeiros de Peniche, tendo sido activado em simultâneo mais dois elementos do NABUC para colaboração com as equipas de resgate na progressão em ambiente de gruta estando ainda um elemento disponível para gerir o encaminhamento de coordenadas para as equipas no terreno através da nossa base de dados em S.I.G. (Sistema de informação Geográfica). A vitima é localizada as 20h24.
 
 
Embora as causas de morte ainda não estejam apuradas, o incumprimento de regras básicas de segurança em ambiente de gruta, nomeadamente uma “exploração” a solo, claramente foram cruciais para que não existisse um salvamento e/ou resgate atempado e de sucesso.
 
 
 
Pouco pode ser dito ou feito perante o único adeus que é definitivo, e nestas horas sobram as palavras, assim como se multiplica a dor, e embora não tenha pertencido aos nossos círculos de amizade e/ou actividade é-nos impossível ser indiferentes.
 
Os nossos pêsames a toda a família. Muita força, muita coragem, e perante a ineficácia de qualquer consolo na perda, relembrem quem foi a pessoa que partiu e na saudade, memória e amor dos que ficaram, ela viverá para sempre.
 
O NABUC Agradece a pronta disponibilidade de todos os seus elementos que de diversas formas colaboraram para uma resposta rapida e eficiente.
NABUC, 20 de maio de 2016