Bioespeleologia

 
"A vida superficial usufrui inerentemente do primeiro fator condicionante da vida, a luz. Seres fotossintéticos, como plantas, dependem desta para crescerem e desenvolverem-se. Em ambiente cavernícola, este fator externo é completamente anulado. Assim, não existe a possibilidade de ser criado um ecossistema semelhante aos superficiais. 
O ambiente cavernícola depende do influxo exterior de nutrientes, por transporte aéreo ou aquático, de modo a ser sustentada vida macroscópica, ou visível. A falta de luz solar num ambiente cavernícola induz primeiramente à procura por outras fontes de energia. Frequentemente, as escolhidas são matéria orgânica em decomposição, como animais exteriores mortos ou matéria vegetal, como madeira que possam entrar na cavidade. 
Assim, se não forem imediatamente consumidas por formas de vida superiores, estes são colonizados por fungos, que proliferam neste tipo de substrato. Estes podem, posteriormente, suportar energeticamente níveis superiores da cadeia alimentar."
 
 
 
 
"As principais ameaças são:
 
  • Poluição antropogénica - que se infiltra através de percolação ou que é propositadamente, introduzida no meio cavernícola, como por exemplo: esgotos canalizados para o interior de cursos de água subterrâneos, descargas ilegais, fertilizantes utilizados na agricultura, esgotos industriais e urbanos.
  • Extracção de inertes - conduz à total destruição dos sistemas subterrâneos.
  • Desflorestação e destruição/alteração do coberto vegetal - provoca alterações no pH do solo e consequentemente no pH da água que se infiltra no meio subterrâneo.
  • Vandalismo - em todas as suas formas. 
  • Turismo espeleológico - em todas as suas formas."
 
 
A listagem que se segue,embora rudimentar e pouco aprofundada, é uma sintese das especies que nos foi possivel identificar e registar nas cavidades do Planalto das Cesaredas, tanto nos trabalhos de campo como em pesquisas online com base em trabalhos já realizados, estando as diferentes especies registadas no cadastro a quando a sua identificação nos diversos trabalhos de campo sendo referidos caso-a-caso.
 
 
 
 
 
 

Distribuição geográfica das diferentes espécies identificadas em ambiente de gruta

 no Planalto das Cesaredas